top of page
Notícias de exercícios realizados

Publicado a 23 maio 2016.

​

Exercício – Canedo 2016 – Simulacro de incêndio | 12 de maio

​

Este ano o cenário previsto foi o seguinte:

No dia 12 de maio, pelas 10:20h na Biblioteca, deflagrou um incêndio que ocorreu devido ao curto circuito no ventilador, originando a ignição de um incêndio nos materiais que se encontravam juntos a este. A Assistente Operacional usou o extintor próximo para fazer o combate ao mesmo. A evacuação foi total para o ponto de encontro (PE) situado no campo de areia. Na evacuação, um dos alunos ao descer as escadas tropeçou e caiu, não se conseguindo levantar. Um outro aluno foi dado como desaparecido depois da contagem no ponto de encontro.

 

 

Objectivos do exercício

¤ Testar a operacionalidade da equipa de segurança interna do edifício.

¤ Treinar as comunicações entre os intervenientes e a capacidade de evacuação do edifício.

¤ Exercitar a articulação da estrutura interna com os meios externos de apoio e socorro.

​

O exercício foi coordenado com a responsável pela Proteção Civil do município contando com a participação dos Bombeiros Voluntários de Lourosa (BVL) e da GNR de Canedo. Estiveram envolvidas 20 turmas, 27 professores, 17 assistentes operacionais e cinco assistentes técnicos. O exercício decorreu muito bem, sendo os aspectos a salientar motivo de aperfeiçoamento de pormenor e não de falhas de procedimentos/instruções a adotar por parte de todos os intervenientes, quer dos alunos/professores e assistentes operacionais-técnicos, quer dos elementos da equipa de segurança.

Obrigado a todos pelas atitudes demonstradas na realização do exercício.

           

                      A prevenção e a segurança a todos pertence!

                                 José Paulo (DS)

​

​

​

Como foi o Exercício - A Terra Treme - 6/11/2015

 

Escrito por José Paulo em 09-11-2015. Publicado em Segurança

​

Realizou-se em Portugal um exercício de simulação de SISMO no dia 6.novembro pelas 11:06h. A nossa escola também participou com cerca de 450 alunos, 35 professores e 20 assistentes operacionais/técnicos.

 

Lembre-se ainda:

Em caso de sismo mantenha a calma e ajude a acalmar as pessoas que estão junto a si. Evite ficar no meio da divisão e afaste-se de chaminés, janelas, espelhos, vitrinas ou objetos que possam cair. Procure refúgio num canto da sala, debaixo do vão de uma porta interior, do pilar de uma trave mestra, ou de móveis sólidos, como mesas, camas ou secretárias.

Exercício * A Terra Treme 2015

Exercício A Terra Treme

​

Escrito por José Paulo em 04-11-2015. Publicado em Segurança

A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.

 

                  A nossa escola vai participar!

Exercício * A Terra Treme 2015

 

 

 

 

                                      

                                   Simulacro de Incêndio - 2015

​

Escrito por José Paulo em 22-05-2015. Publicado em Segurança

O simulacro de incêndio realizado teve como objectivo geral testar o plano de emergência interno. Estiveram presentes, os Bombeiros Voluntários de Lourosa e a GNR de Canedo.
   

Descrição do exercício:
No dia 14 de maio, pelas 14:44h, na reprografia deflagrou um foco de incêndio originado por um curto-circuito na máquina de impressão.  Foi utilizada uma máquina de produzir fumo de forma a simular o incêndio e a dar maior realismo ao exercício.
Em consequência do «incêndio», uma assistente operacional sofreu queimaduras de primeiro grau e fico afetada com a inalação de fumo. Simultaneamente a dar o alerta, tentou combater o foco de incêndio recorrendo ao uso do extintor existente no local.  Após chegada ao local do Responsável de Segurança (RS), diretor e do Delegado de Segurança (DS), foi feita uma averiguação do local, tendo-s optado pela evacuação total dos edifícios.  Assim, foi dada ordem para dar o alarme (sirene) e o alerta (contactar os meios de socorro) aos BVL e GNR.
Num tempo inferior a cinco minutos a seguir ao sinal de alarme, todos os utilizadores da escola se encontravam concentrados no ponto de reunião.

Quinze minutos após ter sido dado o alarme, os Bombeiros de Lourosa chegaram à escola com uma ambulância de suporte básico e uma viatura ABTS. Prestaram assistência às vítimas e combateram o incêndio.

Trinta e um minutos após ter soado o alarme e após avaliação do local pelas forças presentes, foi dado por terminado o exercício e dada ordem para que todas as actividades regressassem à normalidade.

Após o exercício, houve um briefing final que contou com a presença do RS, DS  e as entidades externas intervenientes (Bombeiros e GNR) de forma a serem discutidas e sinalizadas algumas não conformidades e serem feitas propostas de melhoria.

A criação de rotinas faz com que a resposta seja pronta, equilibrada e rápida.

Obrigado a todos pelas atitudes demonstradas na realização do exercício.

A prevenção e a segurança a todos pertence!

José Paulo  (DS)

Simulacro de Incêndio

em 06 maio 2013. Publicado em Segurança

Realizou-se no dia 2 de maio, pelas dez horas e vinte e seis minutos, um simulacro para testar os procedimentos perante uma situação de emergência (incêndio) estabelecidos no Plano de Segurança da escola. O cenário para este exercício foi preparado em colaboração com a Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários de Lourosa. A GNR local também esteve presente.
 
A «intensidade do incêndio no laboratório de física química» fez com que dois alunos e um professor não conseguissem sair da sala. O resgate foi realizado pelo exterior, visto o corredor ter ficado tomado pelo fumo. A evacuação das salas e restantes espaços, decorreu de uma forma ordenada e tranquila, demonstrando já existir uma confiança resultante de uma prática anteriormente adquirida. Já no final do resgate, uma aluna sentiu-se mal, sendo prontamente assistida pela equipa de ambulância que se encontrava presente.
 
No final, realizou-se um briefing onde se fez uma avaliação positiva do exercício, assim como se aferiu alguns aspetos a melhorar.
Resta-me agradecer a colaboração de todos: alunos, assistentes operacionais, professores e aos elementos da equipa de segurança, a forma e o sentido de dever que demonstraram durante a execução deste simulacro.
Agradecimentos também aos elementos dos BVL e da GNR presentes, que também testaram a sua operacionalidade no exercício.
O conhecimento das normas a seguir em caso de emergência pela comunidade escolar e a sua prática consciente, fazem com que a resposta seja positiva numa situação real.


A prevenção e a segurança a todos pertence !              
José Paulo (DS)

bottom of page